Smart Fit: 15 anos seguindo o propósito de democratizar o fitness de alto padrão
Dia 31 de agosto completamos 15 anos como a maior rede de academias da América Latina. Nascemos com o propósito de democratizar o fitness de alto padrão, e é esse drive que nos guia até hoje. Nosso modelo, disruptivo, mudou o segmento. O sonho era entregar uma experiência de academia de luxo a um ticket acessível, permitindo que a população tivesse acesso a um produto premium. E assim montamos uma loja com arquitetura pensada para promover o bem-estar e a funcionalidade, com as mesmas máquinas da Bio Ritmo, ar condicionado com troca de ar programada para acontecer diversas vezes por hora (como nos aviões), proporcionando a melhor experiência para o cliente. Tudo a 50 reais em preços da época. Foi essa reunião de fatores que rapidamente conquistou milhares de pessoas e permitiu uma expansão acelerada.
Hoje, 1 em cada 160 latino-americanos é aluno da Smart Fit. Estamos presentes em mais de 15 países da América Latina, com aproximadamente 5 milhões de alunos nas nossas mais de 1500 unidades no Brasil e na América Latina – destes, 2 milhões são brasileiros. Quando me perguntam como eu faço pra manter a cultura da empresa forte, mesmo estando em tantos países, eu respondo: levando o nosso propósito para os lugares onde estamos, deixando claro para todos qual é a nossa missão. Cada colaborador é responsável por propagar a nossa mensagem.
Observação, inovação e não conformismo
A gente precisa preservar nossa história e ser consistente com o sonho. Mas, o mundo muda, e vamos nos adaptando, transformando. Aqui, não existe zona de conforto. Isso cria uma cultura na organização de não se conformar com o que está bom. Para seguir em constante evolução, é importante um misto de consistência, humildade, competência e atenção ao cliente e ao mercado.
Nesses 15 anos, a busca por equilíbrio corpo e mente e a necessidade de maior variedade de estímulos passou a ser mais latente. Hoje existe um um leque grande de atividades físicas, o que possibilita que cada um encontre prazer no movimento. Aliado a isso, temos a tecnologia que, durante a pandemia, proporcionou novas maneiras de nos relacionarmos com os exercícios. Criamos aulas online e programas de treino em casa, para que nossos clientes continuassem ativos e conectados à rede mesmo durante o isolamento social. Trouxemos aplicativos de treino personalizados, programas de acompanhamento nutricional e parcerias com especialistas.
Hoje, estamos atentos à inteligência artificial e às tecnologias que podemos aproveitar. Como podemos melhorar o nosso app? Ele tem que ser bom e fácil, para que eu ninguém precise ser expert na hora de usar. Para isso, precisamos simplificar a linguagem, dando informação. Ensinar o movimento, mostrando que músculo a pessoa está ativando, pra que ela ganhe essa consciência – e não usando termos da anatomia que ninguém vai entender. A ideia é que a pessoa ganhe autonomia e se interesse em evoluir: como eu posso respirar melhor? Como estabilizo meu abdômen? E a gente pode ajudar nisso. Tudo isso são exemplos do nosso olhar atento, para oferecer uma experiência completa e integrada.
O pace do crescimento
É dessa troca e da experiência que nascem nossos novos negócios. Foi assim com o Race Bootcamp, o Tonus Gym (aulas com foco em aumento de massa muscular), a Jab House (aulas de box com funcional), o Vidya (aulas de hot yoga), One Pilates (aulas de pilates) e nossos produtos digitais Total Pass e Queima Diária. Recentemente, o nosso grupo também ganhou a Nation CT, a O2 e mais recentemente adquirimos a Velocity.
Em 2024, 15 anos depois da abertura da primeira unidade, somos líder do mercado de academias na América Latina, a quarta maior do mundo em número de clientes, e a única rede de academias brasileira com ações na bolsa de valores. Com nosso histórico de dados, a assertividade do nosso modelo só melhora. Hoje temos mais certeza do que estamos fazendo e nossa ideia é seguir com a expansão dentro e fora do país. A única coisa que permanece – e vai permanecer – inalterada é nosso cuidado com as pessoas, do colaborador ao usuário. O que é preciso trazer de novidade? Como eles podem ter a melhor experiência? Estimulo que nossa equipe pense nisso diariamente e queira sempre se superar, impactando positivamente o outro. Só quando fazemos a diferença na vida de alguém, nosso negócio faz sentido.