6.04.2023

Parece que temos um 2023 que vem próspero para os negócios da Smart Fit

Desde 2020, vivemos em um mundo diferente daquele que conhecíamos. Os anos de
2020 e 2021 foram especialmente diferentes em todos os aspectos — vida pessoal e social
abaladas pela necessidade do isolamento em decorrência da pandemia de Covid-19. Os
negócios tão abalados quanto ou, para alguns empreendedores, até que suas vidas
particulares. Praticamente todas as empresas tiveram que se reinventar e, infelizmente,
muitas não conseguiram sobreviver à crise sanitária. Contudo, hoje — cerca de três anos
depois do início do “caos” — e apesar de um mercado ainda impactado pelos efeitos do
coronavírus na sociedade — é possível ver luz no fim do túnel!

Em 2022, começamos a retomar — a passos lentos e na medida do possível e do que
era seguro para o momento — o que conhecíamos por “normalidade”, tanto no mundo
corporativo quanto na vida. E eu, particularmente, como fundador e CEO da Smart Fit, fico
muito feliz em poder destacar, aqui, que, no último trimestre do ano passado, a companhia
consolidou o seu segundo lucro consecutivo pós-pandemia. E mais: na empresa,
acreditamos, inclusive, nesse primeiro trimestre de 2023, já conseguiremos chegar aos
resultados que tínhamos antes da chegada da Covid-19 — especialmente porque os meses
de janeiro e fevereiro deste ano apresentaram números expressivos, bem como um bom
crescimento de base de alunos.

Claro que é preciso colocar nessa balança alguns pontos. É preciso lembrar, por
exemplo, que os meses de janeiro e fevereiro dos últimos dois anos foram impactados
fortemente pela Covid-19 e suas variantes (como a Ômicron), e, até mesmo, pela Influenza
(o vírus da gripe), situação que refletiu no comportamento da base de alunos, no número de
clientes da Smart no Brasil ao longo dos meses seguintes.

Além disso, também não dá para esquecer que, dentro do nosso meio — das
academias — janeiro e fevereiro são, tradicionalmente, meses de oportunidade. É como se
fosse o nosso Natal. Se o Natal passar e você não tiver venda, você vai sofrer um pouquinho
mais ao longo do ano — mas não foi o nosso caso. Os meses de janeiro e fevereiro de 2023
registraram a melhor venda da história da Smart Fit para o bimestre, o que coloca a nossa
empresa em um patamar muito próximo de onde ela deveria estar, que é a maturação.

De agora em diante, acredito que viveremos um ano normal — um ano de
crescimento no patamar pré-pandemia, com lojas maduras, que é como nós tínhamos que
estar, caso não tivéssemos vivido uma crise sanitária em escala mundial. Que tenhamos
todos um ótimo 2023 — na vida pessoal, social e nos negócios — e que o Brasil possa
crescer economicamente da forma que merece!