7.08.2023

Como crescer? Investindo nas relações humanas!

Edgard Corona Dono da Smart fit | Relações Humanas

Toda vez que me perguntam como manter o padrão da Smart Fit, eu respondo: temos que persistir com o nosso propósito, lembrando que empresas são feitas de pessoas. Meu foco é desenvolver nossa equipe. Acredito que só dessa maneira uma empresa pode ser saudável, colaborativa e disseminar nossas crenças.

Eu brinco dizendo o seguinte: eu sei definir o nosso “o quê” (o que iremos fazer, oferecer). O  “como” (como chegaremos lá, qual é a melhor maneira) eu não sei. Por isso, acredito na capacitação das pessoas e em valorizar quem começou com a gente e passou por várias etapas na minha empresa. E o que podemos fazer para que nossos colaboradores vistam esse propósito e propaguem a nossa mensagem? Olhar para eles, genuinamente. E valorizar. 

Descentralizar e confiar

No começo da Smart Fit, eu era muito centralizador. Eu e a Soraya, minha esposa, chegávamos muito cedo e íamos embora muito tarde. Até que, com 10 lojas na rua, fiz um processo imersivo chamado metanoia, focado em resgate de valores. E isso envolvia largar o comando, trabalhar o engajamento da equipe e confiar no fluxo. Foram 4 dias de imersão, 200 horas de processo, até que aconteceu uma coisa interessante. 

Um dia, cheguei atrasado, correndo, esbaforido e perguntei para o rapaz que cuidava do processo: “Onde está minha equipe? Onde eles estão?”. A resposta dele foi afiada: “Olha, Edgard, eu não sei, mas cada um deve estar sabendo o que está fazendo. Você não precisa ficar se preocupando. Deixa cada um fazer o seu, porque, no final, está todo mundo com o mesmo objetivo que é entregar. Então, confia que isso vai fazer esse negócio andar”. 

Foi uma virada de chave. Saí de lá sabendo que eu tinha que mudar o modelo de gestão. Confiar, construir conhecimento era a única maneira de fazer essas equipes crescerem. E entender que o erro faz parte do aprendizado. Isso passou a nortear a organização, que ficou muito mais leve, muito mais próxima do cliente. 

Manter o padrão cuidando das pessoas

Hoje sei que cada pessoa é responsável pela imagem e excelência da empresa e a gente reconhece isso, dando oportunidade e compartilhando novas conquistas. Tem uma passagem que ilustra bem isso. A gente fez o IPO e estava comemorando o sucesso do acordo, quando falei pra todos os executivos que estavam ali ficarem na sala, porque teria mais novidade. Avisei que eles teriam, além do bônus, um valor que havia sido acordado em contrato lá atrás, que seria pago quando a empresa abrisse as ações. Eles não lembravam disso e nem tinham mensurado o retorno possível quando assinaram os papéis. Foi um dos momentos mais impactantes da minha vida. Um falou: “eu vou conseguir terminar de pagar minha casa’. O outro: “eu vou conseguir dar uma educação pro meu filho.” 

Fico muito grato quando consigo fazer algum sonho desses virar realidade. Mas, eu sou só uma ponte. O talento, o esforço, a garra é toda do outro. O mérito é de quem faz e corre atrás. Tenho muito orgulho de quem está com a gente e cresce com a gente. Esse é o espírito da Smart Fit.

O resultado em números

Com uma equipe engajada, capacitada, um propósito e um cliente surpreendido, o lucro é consequência. Hoje, 97% dos cargos ocupados são de pessoas que saíram da base e eles são muito melhores do que eu. Todos os meus regionais são graduados e pós-graduados, o que somado à experiência deles do dia a dia, do contato com o cliente, faz com que eles sejam mil vezes melhores do que eu. E é esse ciclo que faz com que hoje a gente tenha filiais em vários países, levando a nossa essência e maneira de trabalhar.

Atualmente, o nosso grupo tem 1.157 unidades. Destas, 536 estão no exterior. Somamos 3,7 milhões de clientes, sendo 1,6 milhão nos 13 países onde estamos: Colômbia, Chile, Peru, Panamá, Costa Rica, Argentina, Paraguai, El Salvador, Equador, Guatemala, República Dominicana, México e Honduras. 

Todo ano, eu rodo por várias unidades nossas, em diferentes regiões. A gente tem que estar presente, ver ao vivo as coisas acontecendo. Ano passado, visitei cerca de 200 unidades. Faço as aulas, vejo o que os clientes estão demandando e converso com minha equipe para colher feedbacks e insights. A experiência de estar perto das pessoas é essencial para o nosso desenvolvimento. Nós não somos grandes porque nascemos assim. Nós começamos pequenos, mas logo entendemos a importância de cada um nessa história.